O Festival Cultural 2008 promovido pelo CEL (Centro de Estudo de Línguas Hiroshi Sumida) em Registro teve em uma de suas apresentações uma pequena amostra do famoso tango, realizado pelos seus alunos de espanhol.
Ao assistir o vídeo podemos perceber o comportamento dos alunos diante dessa dança. Conversei com vários e vi que alguns não sabia o seu significado, como surgiu essa dança...
O tango é a dança da carne, do desejo, dos corpos entrelaçados. É um diálogo novo, a sedução feita movimento, o ir e vir, encontro de dois mundos. É um baile exibicionista, esteticamente belo, e ronda sem temores o universo do lúdico. O Casal de baile roça seus sapatos entre sensuais carícias enquanto o atônito espectador ocasional, eterno voyeur, se fascina e deslumbra com o ardor do tácito romance entre os dançarinos...
Originariamente, o tango nasce no final do século XIX de uma mistura de vários ritmos provenientes dos subúrbios de Buenos Aires. Esteve associado desde o princípio com bordéis e cabarés, âmbito de contenção da população imigrante passivamente masculina. Devido a que só as prostitutas aceitariam esse baile, em seus começos era comum que o tango fosse dançado por um casal de homens.
Mas o tango como dança não se limitou às zonas baixas ou a seus ambientes próximos. Estendeu-se também aos bairros proletários e passou a ser aceito "nas melhores famílias", principalmente depois que a dança teve sucesso na Europa.
Hoje em dia o tango vive, não como o fenômeno de massas que o engendrou, mas sem nenhuma dúvida como elemento identificatório da alma por tenha e em permanentes evocações espalhadas por todo Buenos Aires.
Nenhum comentário:
Postar um comentário